Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.

Serviços Industriais

S.I.L - Safety Integrity Level

A instalação de uma unidade industrial, assim como sua operação de modo seguro prevê ações e sistemas de segurança que compõe as barreiras impostas pelo homem, a fim de evitar acidentes em decorrência de falhas, sejam de processo ou equipamentos. Essas barreiras são determinadas por estudos exaustivos sobre os riscos e as condições de falha de cada sistema. De uma maneira geral, essas ações vão desde o processo até a comunidade.

Os estudos de vulnerabilidades dos sistemas realizados sob técnicas qualitativas e quantitativas apresentam como resultado todos os recursos que os sistemas devem prover assim como ações para evitar ou mitigar eventos indesejáveis.

Os instrumentos são, no caso de uma unidade industrial, o elo de ligação entre o processo e o operador, por isso, as malhas formadas por eles merecem o destaque proporcional a sua importância para o processo e para a segurança do mesmo, de pessoas e das instalações.

Em função destes objetivos, a instrumentação de um sistema tem duas características principais: de controlo e de segurança, isto é, existe todo um sistema montado por estes instrumentos, chamado de SIS, sistema instrumentado de segurança, que tem o intuito de contribuir efetivamente para as barreiras mitigadoras dos riscos que a empresa considera tolerável.

Por outras palavras, são dispositivos de controlo formados por sensores, circuitos lógicos e elementos finais de controlo adicionais instalados com o propósito de levar o processo a um estado seguro quando condições pré-determinadas forem violadas, que podem agir sob os seguintes critérios:

  • Impedir o processo de operar num estado inseguro;
  • Parar o processo inteiro nos limites superior/inferior;
  • Proibir arranques inseguros.

As malhas de um SIS precisam de uma classificação normativa que asseguramo seu funcionamento em caso de emergência. Neste contexto, surgiu a classificação SIL, nível de integridade de segurança que como o SIS, deve ser idealizado em função dos critérios requeridos pela empresa.

Neste âmbito prestamos um serviço de consultoria na identificação e prevenção de riscos associados.