Atenção, o seu browser está desactualizado.
Para ter uma boa experiência de navegação recomendamos que utilize uma versão actualizada do Chrome, Firefox, Safari, Opera ou Internet Explorer.

Serviços Industriais

Equipamentos Sob Pressão (ESP)

Inspeção

Este tipo de equipamento carece obrigatoriamente de uma autorização de funcionamento por parte do Instituto Português da Qualidade a qual é precedida de uma inspeção efetuada por um Organismo de Inspeção acreditado para o efeito.

Esta inspeção consiste em:

  • Inspeção do local de instalação

Verificação do cumprimento do projeto de instalação, da iluminação do local, da ventilação, proteção mecânica e distâncias de instalação e de segurança.

  • Inspeção visual ao ESP

Verificação do estado de conservação da pintura conforme, existência de deformações, adequabilidade e localização da sinalética legalmente exigida, estado da fixação do ESP ao pavimento, altura ao pavimento da geratris inferior do ESP, sistema de drenagem de condensados, entre outras consuante o tipo de ESP.

  • Manómetro

Verificação do estado de conservação, da sua adequabilidade e da validade da verificação metrológica.

  • Válvula de Segurança

Verificação do estado de conservação, da sua adequabilidade e funcionamento.

Realização de ensaio para verificação das pressões de abertura e fecho.

  • Medição de espessuras (quando aplicável)

Verificação de espessuras dos diversos materiais dos ESP através do método de ultra-sons.

  • Magnetoscopia (quando aplicável)

Verificação dos cordões de soldadura.

  • Ensaio de pressão e estanquidade

Realização de prova hidráulica e ensaio de estanquidade.

 

Validade das declarações e certificados de aprovação de funcionamento e a periodicidade das inspeções intercalares

Família de equipamentos

Prazo de validade (anos)

Prazo de inspeção intercalar (anos)

GV e equiparados

6

3 em 3

RAC

6

----

Outros recipientes ou equipamentos

6

----

Como Organismo de Inspeção (OI)

A TEST CERT como Organismo de Inspeção acreditado pelo IPAC realiza as suas atividades de acordo com procedimentos internos, legislação e normas aplicáveis, pautando as suas inspeções com o rigor e qualidade que lhe são reconhecidas.

O licenciamento de equipamentos sob pressão

A utilização e a operação de Equipamentos Sob Pressão obedecem a regulamentação. O seu  licenciamento é obrigatório de acordo com o disposto no Decreto-Lei n.o 131/2019, de 30 de agosto.

Após a atribuição da Autorização de Funcionamento, torna-se necessário verificar periodicamente, se se mantêm as condições de segurança para a continuidade do funcionamento dos Equipamentos Sob Pressão.

Quando se verifiquem reparações e/ou alterações dos Equipamentos Sob Pressão é necessários que as mesmas sejam objeto de projeto de especialidade e que sejam alvo de inspeção.

Neste âmbito realizamos:

a) Inspeção para efeito de reavaliação da conformidade, nos termos do artigo 4.º;

b) Inspeção inicial, destinada a verificar a aptidão do Recipiente ou Equipamento e as condições da instalação, para efeitos de validação ou aprovação do funcionamento ou de mudança de instalação, nos termos e para os efeitos dos artigos 9.º e 12.º;

c) Inspeção intercalar, destinada a verificar as condições de instalação e de funcionamento do Recipiente ou Equipamento, bem como dos acessórios de segurança e controlo, realizada de acordo com a periodicidade definida no anexo IX ao presente Regulamento;

d) Inspeção periódica, destinada a verificar a aptidão do Recipiente ou Equipamento, bem como se as condições da instalação se mantêm, nos termos dos artigos 9.º e 13.º, sendo realizada de acordo com a periodicidade definida no anexo IX ao presente Regulamento;

e) Inspeção extraordinária, destinada a verificar a aptidão do Recipiente ou Equipamento e as condições de segurança da instalação fora do âmbito das inspeções regulares, conforme referidas nas alíneas b), c) e d) do presente artigo, a realizar por solicitação do proprietário, do utilizador ou do IPQ, I. P.;

f) Inspeção a reparações ou alterações, destinada a comprovar a adequabilidade do projeto e a verificar que a reparação ou alteração foi efetuada conforme o mesmo, bem como a avaliar a aptidão do Recipiente ou Equipamento e dos respetivos acessórios em serviço, em cumprimento do artigo 16.º;

g) Inspeção a pequenas reparações, destinada a comprovar o cumprimento dos requisitos de reparação, bem como a avaliar a aptidão do Recipiente ou Equipamento e dos respetivos acessórios em serviço, em cumprimento do artigo 17.º;

i) Verificação da conformidade do projeto de instalação e do projeto de reparação ou de alteração, nos termos e para os efeitos dos artigos 11.º e 16.º, respetivamente.

Famílias de equipamentos

  • Reservatórios de ar comprimido (RAC).
  • Reservatórios hidropneumáticos.
  • Geradores de vapor, de água sobreaquecida, de termo fluido ou equiparados.
  • Outros equipamentos sob pressão

Excluem-se destes serviços a preparação dos equipamentos para serem submetidos aos ensaios.